Grupo Ria


Seja bem vindo e navegue a vontade.                                                                       Conheça mais sobre o Grupo Ria, suas adaptações, montagens e artistas.

O Grupo

O RIA nasceu em 1993, com um grupo de atores que já haviam trabalhado juntos em outras produções e juntaram suas experiências para desenvolver um projeto. Começamos com uma pesquisa sobre a Idade Média e descobrimos que existiu um homem, São Francisco de Assis, (que participou do 4.o Concílio de Latrão, que acompanhou a 5.a cruzada a mando do Papa Inocêncio III etc...) Enfim, contamos a vida de Francisco de Assis no espetáculo “Francisco - Depois do Outono” em l993/4. Isso despertou nosso interesse pela pesquisa. Foi quando resolvemos pesquisar a nossa literatura. Começamos por Machado de Assis e montamos Dom Casmurro, Quincas Borba, O Alienista e Memórias Póstumas de Brás Cubas. O resultado dessa pesquisa sobre Machado de Assis resultou em uma montagem sobre o autor: O Bruxo no Espelho.

Depois, vieram Memórias de Um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida, José de Alencar com O Guarani, O Cortiço com Aluisio Azevedo, Clarice Lispector com A Hora da Estrela, Guimarães Rosa com Primeiras Estórias e Sagarana e os poetas Fernando Pessoa com Alberto Caeiro e Carlos Drumonnd de Andrade com A Rosa do Povo. Os últimos foram Gil Vicente com o Auto da Barca do Inferno , e, em 2007 lançamos mais um desafio: montar A Cidade e as serras de Eça de Queiros.

Entre uma pesquisa e outra o grupo ainda achou tempo para montar peças infantis e participar de uma mostra de teatro de corpo e expressão com o espetáculo COMOAÇAO - Comédia em Ação da Comunicação. Todo grupo de teatro sonha com um espaço fixo, com o Grupo RIA não foi diferente. Depois de passar por temporadas em vários teatros, o Grupo Ria recuperou o Teatro Lucas Pardo Filho. Hoje o grupo tem, envolvido em seu projeto, 22 pessoas entre atores, técnicos,equipe de segurança, bilheteiros, costureiras,figurinistas e cenógrafos. O grupo RIA trabalha, dividindo seu tempo entre ensaios, apresentações, pesquisas e discussões literárias com convidados.

199/4 – Francisco Depois do Outono
1996 – Dom Casmurro (ainda em cartaz)
1996 – Memórias de Um Sargento de Milícias (ainda em cartaz)
1997 – Quincas Borba
1998 – Memórias Póstumas de Brás Cubas(ainda em cartaz)
1999 – O Alienista
2001 – O Guarani
2003 – Primeiras Estórias
2004 – O Cortiço(ainda em cartaz)
2004 – A Hora da Estrela
2004 – Sagarana
2004 – Caeiro em Pessoa
2005 – O Bruxo no Espelho (vida e obra de Machada de Assis)
2006 – Auto da Barca do Inferno(ainda em cartaz)
2006 – A Rosa do Povo
2007 – A Cidade e as Serras(ainda em cartaz)
2011 – Vidas secas(ainda em cartaz)
2012 - O grupo começa a usar o Teatro Maria Della Costa com 5 espetáculos: Dom Casmurro / Memórias Póstumas de Brás Cubas / Memórias de Um Sargento de Milícias / Auto da Barca do Inferno e O Cortiço
2012 - O Grupo é aprovado pelo PROART e apresenta seus espetáculos nos CEUS da Prefeitura de SP
2013 - Estreia em setembro TIL de José de Alencar
2015 - Estreia Dom Quixote De La Mancha
Projeto APROVADO no Ministério da Cultura: PRONAC 98-3230 – PROCESSO 01400.010176\98-06 - Machado de Assis – 100 anos de Ressaca –

Palestras e debates. 100 anos da edição de Dom Casmurro. Convite para apresentar seus espetáculos na Academia Brasileira de Letras. Apresentações no Memorial da América Latina. Apresentações nos SESC´s Revigora o interesse pela literatura brasileira. Recuperação do teatro Lucas Pardo Filho. Estabilidade, e estudo de 12 anos 32 empregos diretos.

O grupo não tem nenhum tipo de apoio ou patrocínio, dependendo única e exclusivamente da bilheteria do teatro e vendas para grupos e escolas.




visitantes